21 de julho de 2009

Dicas sobre Londres

Vamos lá!

Dicas sobre minha viagem a Londres:

Visto
O visto para brasileiros é concedido na entrada da imigração. Quando você chega em solo, depois de 7 horinhas de voo, a partir de New York (no meu caso).
Eles pegam o passaporte e fazem algumas perguntas (em inglês).
No meu caso: ela queria saber onde eu iria ficar e, quando eu disse que na casa de um amigo, ela me perguntou qual a cidadania desse meu amigo: Italiano, eu respondi.
Eu tinha uma carta-convite que esse meu amigo me fez, dizendo endereço, telefone, que se responsabiliza por mim.... mas na verdade ela nem quis ver.

Depois ela me perguntou o que estava fazendo aqui: Turismo... vim conhecer Londres.
E quantos dias você pretende ficar? 9 dias!
E depois desses 9 dias, o que vai fazer? Então, eu expliquei que eu era au pair nos Estados Unidos e tinha 1 semana de férias e tinha escolhido Londres. Que era mais barato pra mim que sou brasileira fazer essa viagem a partir dos EUA. E que eu iria voltar pros EUA para completar mais 6 meses de programa.
Daí ela olhou meu visto de entrada e me questionou porque eu disse 6 meses, se o meu visto ia só até setembro. Expliquei que o visto era só mesmo até setembro, mas que aquele era o meu visto de entrada nos Estados Unidos, que eu tinha visto J1 de permanencia ate o final de novembro.
E já tirei meu DS 2019 da bolsa e dei pra ela.

Ela olhou, olhou e carimbou meu passaporte de entrada....

Ok! Tudo certo para entrar......

DUAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Temos que assinar o DS 2019 antes de sair dos Estados Unidos. Nossa agência que faz isso.
- Quando formos embarcar para fora dos Estados Unidos e depois voltar, temos que entregar o I 94 que fica grampeado no nosso passaporte. Quando voltamos, preenchemos outros e eles grampeam de novo no passaporte. No meu caso, fui eu que desgrampeie e entreguei no balcão de embarque. Se não soubesse, eles nem teriam feito isso.

Sobre os passeios:
Há muito o que se ver e conhecer por Londres, desde museuns aos montes, castelos, até passeios como o London Eye e tomar cervejas nos pubs.
Eu pesquisei em livros de viagem, que normalmente tem em bibliotecas. Fiz uma lista e estipulei prioridades. O que eu não poderia deixar de ver de jeito nenhum.... e os passeios que eu poderia ir se sobrasse tempo.

Eu bati perna os meus 9 dias sem parar. Feito uma louca. Talvez eu tivesse feito algumas coisas diferentes, porque agora eu sei como é Londres e o que é legal ou não.

Eu comprei o London Pass (http://www.londonpass.com/) que me deu direito a ver muitas atrações.
Esse produto tem um monte de atrações e entradas inclusas por um preço menor do que pagaríamos se fossemos nas mesmas atrações. A realidade é que impossível ir em todas as atrações que eles oferecem, mas valeu muito a pena.

Explico: ganho em dolares e fiz uma conta pensando no câmbio para libras. Só que essa conta não estava próxima da realidade. Se eu tivesse que pagar por tudo que eu vi, com certeza eu gastaria mais do que comprando o London Pass por 6 dias (tem ainda as opções de 1 e 3 dias).

Outra coisa: eles vendem junto o Travel Card, um cartão de 6 dias para andar quantas vezes quiser em ônibus e metrô de lá. Então, não precisei nem me preocupar em ficar separando dinheiro praa transposrte. Exceto até a casa do meu amigo e quando voltei pro aeroporto. E se você compra o Travel Card de 6 dias, eles dão o 7º de bônus. Por isso que é vantagem comprar pela London Pass.
Porque o Travel Card pode ser comprado dentro do metrô. É só escolher o número de dias e as zonas.

Isso é outra coisa interessante de entender. Londres é dividida em zonas. Anexo mapa.
Quanto mais perto do centro, mas caro é o transporte.
Por exemplo, se o seu hotel está na zona 3 e a maioria dos passeios está na zona 1. Você tem que pagar transporte da zona 3 para a 1.

Mas o Travel Card que usei dava direito de andar por todas as zonas, quantas vezes eu precisasse.

PS: No metrô de Londres, você passa o cartão quando entra no metrô e quando saí também. Porque é quando desconta o valor. A máquina sabe de onde você está vindo e pode descontar o preço real.

Valores:
Eu paguei a passagem de avião ida e volta de Nova Ioque-Londres U$ 450.00
Comprei no dia 1º de maio para o dia 22 de maio.
Fiz o cartão de milhagem da American Airlines. Mas fiz sempre a pesquisa por esse site: www.kayak.com
Depois de 2 semanas, o mesmo dia da minha viagem as passagens estavam por 900 dolares. Sabe por que? Porque estava começanco a esquentar e as pessoas começam a planejar férias, então os preços vão lá pra cima!

Com comida durante o dia, eu gastei em torno de 15.00 libras... o equivalente a quase 30 dolares por dia (café, almoço e janta).

O London Pass mais o Travel Card foram 200 dolares.
E ainda gastei com o London Eye que não está incluso: 25 libras (50 dolares)
Mais presentes e cervejas aos montes dos pubs.

Com isso, eu levei 600 dolares.
Foi sim apertado.... no ultimo dia peguei 100 dolares emprestados com meu amigo, pra comprar umas lembraças pro meus host e kids e passar bem o último dia!
Mas, eu também sou gastona.

Pontos Turisticos que não dá pra perder.

- Casas do Parlamento e Big Ben
- London Eye
- London Tower
- Tower Bridge
- Trafalgar Square e National Gallery
- Picadilli Circus (praça do Cupido)
- Tate Modern e Tate Britain
- San Paul Cathedral (maravilhosa... suba por dentro até lá em cima e desça até embaixo, onde tem tumulos de famosos e importantes)
- Vá até Greenwich ver o ponto 00. Se puder vá de barco.... que saí do pier de Westminster e aproveite o passeio para tirar muitas fotos
- Shakeaspeare Globe Theather. Visite por dentro e se tiver dinheiro, vale a pena comprar um ticket para ver uma peça (eu não tive :-(
- The British Museum FANTÁSTICO
- Victoria and albert Museum
- Vá ao Convert Garden
- Se tiver London Pass, não perca o passeio ao Winsdor Castle, castelo de descanso da rainha
- Buchingham Palace e veja a troca de guarda as 11h30 (confirme o horário porque eles mudam durante o ano). Fique o mais perto que puder do portão do palácio.
- Coma Fish and Chips, que é o prato típico de lá.
- Vá a um pub porque não dois ou três
- Se você comprar o London Pass, agende um passeio que eles tem de gondola. Mas você precisa agendar, porque eu cheguei lá e já estava esgotado o limite de pessoas.
- Vá dar um passeio no Camdew Town.... você não se arrependerá
- Coma MC e beba Coca-Cola... e descubra que gosto tem!

Depois, tire muitas fotos e me mande um email contando como foi. Ficarei imensamente feliz!

Espero que as informações ajudem e estou por aqui se precisar de mais!