24 de setembro de 2008

Visto - A Saga

Preencher toda aquela papelada deu um pouco de trabalho. Confesso que achei a parte mais chata no processo até agora.
Mas passou, como tudo nesta vida.... (como sempre dizem nossas avós).

Fui dormir na casa dos meus tios, que moram perto do consulado em SP. Isso foi ótimo porque acordei às 5h, e às 6h já estava na fila, linda e maravilhosa (e com muito frio!!!).
Eu entendi porque o pessoal vai mais cedo, apesar de ter "agendado um horário"... porque aquele horário deve ser só um indicativo pra eles de quantidade de pessoas; para nós, o que vale mesmo é a ordem de chegada.
7h e pouquinho os portões se abrirão e começamos a passar pela primeira triagem.... Tomei uma canetada.... risos. A pergunta era: escreva com quem você viaja; eu escrevi "não se aplica"... assim como em todos os outros espaços em branco. A moça disse rispidamente: não se aplica não é resposta, ou você viaja sozinho ou viaja acompanhado.

Lá dentro......
Parênteses gigante aqui
Lá dentro nada, dentro de nada, porque o lugar é aberto..... ou melhor, só tem o teto, as laterais são abertas. Tá, mas o que isso tem a ver? Tem a ver que o vento "encanado" e o frio "gostoso" que estava me faziam tremer mais ainda, além do nervosismo, claro.

Depois das digitais, a espera. Eu morrendo de vontade de fazer xixi, o frio, o nervosismo e as entrevistas que não começavam.
Lá pelas 9h, abriram as primeiras cabines de entrevista. Elas são como no metrô de SP... cabines blindadas, eles lá dentro (no quentinho) e nós aqui fora, de pé.

Não tem uma ordem exata das senhas para chamar, pois há diferentes tipos de visto, e cada um chama num momento. Quando começaram a chamar, não levantei dali por nada deste mundo....na expectativa.


Minha vez..
Passei os documentos e ela olhou, olhou e perguntou algumas coisas em português: se eu trabalhava, desde quando, o que fiz desde que me formei em 2006 e pediu pra ver o imposto de renda da minha família.
Gelei né? Sempre leio blogs e não lembro de ter lido nada sobre pedir algum documento. Talvez, porque eu tenha escrito que quem paga minha viagem é minha mãe, e quando ela perguntou se meus pais eram casados, eu respondi que sim.

Logo depois, ela disse que ia fazer umas perguntas em inglês. Mas tirando a primeira pergunta.... o resto rolou tranquilo, perguntas que em algum momento eu já tinha respondido ou no app, ou para as famílias.

Eias a primeira pergunta: Who is "Renata"? (Renata é o nome da minha hostmother). Não é que eu não tinha entendido a pergunta, mas não entendi o que ela queria saber... respondi tudo o que se possa imaginar... até que meu anjo soprou no meu ouvido: ela SÓ quer saber quem ela é... "she is my hostmother".
É que era tão óbvio, mas tão óbvio que achei fácil demais....

Como diz o Chaves...essa é muito fácil, faz uma pergunta mais difícil...
Eu quis complicar o que era simples... talvez o nervosismo e a ansiedade...

Boa sorte a todas as meninas que estão com o visto agendado. E apesar de ser um clichê, tranquilidade meninas, é uma etapa cheia de fantasmas, mas é simples. Como a tal pergunta que eu quis achar que era uma coisa.... era apenas o mais simples.

3 comentários:

Fih disse...

aiin o meu é dia 06 =]

espero q de tdo certo!
;*****

e agora é só fazer as malas!!!!

about mirela disse...

já te dei os parabéns no msn.. mais vou deixar registrado aqui: PARABÉNS!

agora é fazer as malas e as despedidas(essa sim deve ser a parte mais dificil do processo!)

bjoos

Liii disse...

Oieeeeee

Em momentos de nervosismos realmete vemos as coisas mais dificeis do que realmente são, hehe

Espero que eu consiga mantar a calma (duvido)

Mas, yeeeeeeeeeeeeeeaahh!

Agora é Oficial!!

XOXO